Reunião “Cirurgia e Obesidade”
8 de maio de 2012, às 20h Auditório Austregésilo de Athayde – Térreo – Parlamundi da LBV SGAS 915 Sul Info: Alessandra 7814 3170


quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Psicologia do Emagrecimento

A Psicologia do Emagrecimento

fevereiro 16, 2011 por Tiane Brites

MEDO DA FOME

Fome é uma sensação indispensável à vida. Habitualmente quem precisa emagrecer tem medo de sentir fome e até come demais para evitar essa sensação. FOME NÃO É CATASTROFE. Para saber como enfrentá-la precisamos identificá-la e torná-la previsível .
NÃO TENHA MEDO DA FOME. Se quiser emagrecer tem que permitir que ela apareça e que tem que aprender a enfrentá-la. Não é um bicho de sete cabeças.
Você pode acostumar-se a sentir fome nas mesmas horas, tornando tais momentos previsíveis, estabele-cendo horários aproximados para suas refeições. Exemplo, café da manhã das 7:00 às 8:00 horas; lanche das 10:00 às 10:30 horas, almoço das 12:30 às 13:00 e assim por diante. Não deixe intervalos maiores que 3 horas e meia entre as refeições.

QUANDO A FOME APARECE

Não tenha medo. “Ela” aparece e você irá verificar que ela não matará ninguém. Você irá saciá-la com o alimento pertinente, que você planejou antes e ingerida lenta e prazerosamente . Viu? Ela se foi !

PRAZER NA ALIMENTAÇÃO

Quem quer emagrecer TEM que fazê-lo prazerosamente. O objetivo é emagrecer e permanecer magro, o que requer mudança de hábito alimentar para toda a vida.

UM COMPORTAMENTO SÓ SE TORNA UM HÁBITO SE FOR AGRADAVEL, PRAZEROSO.

Lembre-se, você não faz dieta para perder algum peso por alguns meses! Faz uma reorientação alimentar para o resto da vida! Ela TEM que lhe dar prazer.
Mas vamos entender bem: O PRAZER É DEFINIDO PELO TEMPO em que a comida saborosa, colocada em pequenos bocados à boca, permanece em contato com a papila gustativa. É A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE QUE DEFINE O PRAZER.

VOCÊ VAI COMER O NECESSÁRIO E SUFICIENTE PARA SACIAR A FOME

Existem maneiras de fazer com que menos alimento resulte em mais prazer e em saciedade. Quando você come ansiosa, nervosa, preocupada, não está comendo por prazer, mas para aliviar a tensão.
Quando você condiciona o comer a um estímulo interno do organismo o ato de comer voltará a ser regido dentro de um continuo fome – saciedade. Você seguirá as instruções e fará o controle do estímulo.
O objetivo do controle do estímulo é fazer com que apenas a fome regule o seu comer. Os outros estímulos (ansiedade, tensão, depressão, hábitos errôneos) serão isolados e tratados separadamente.

FOME RESOLVE-SE COM COMIDA. Ansiedade, ócio, preocupação, tristeza etc. NÃO!

Vamos propor outras soluções para emoções negativas!

COMA SE TIVER FOME! NÃO COMA SE ESTIVER ANSIOSA!

E A ANSIEDADE?

Esse VILÃO deverá ser identificado, o que é feito individualmente, e RECEBERÁ “TRATAMENTO ESPECIAL”. Só posso adiantar que ele não poderá receber comida…
Cada pessoa tem tipos diferentes de situações que provocam ansiedade e estabelece um tipo particular de conexão ansiedade – comida. Esta ligação deverá ser desfeita!

COMER COMPULSIVO

Muitas pessoas sabotam a própria dieta! Mesmo aquelas personalizadas, saborosas e adaptadas a seu estilo de vida e necessidades! Ia tudo bem! Aí vem um ataque de comer e… adeus dieta ! UM AUTÊNTICO ASSALTO Á GELADEIRA! Muita comida é ingerida em pouco tempo, na maioria das vezes sem prazer algum, movidas pela ANSIEDADE! Identificar os primeiros indícios do impulso de comer e EVITÁ-LO deverá ser um dos objetivos principais da abordagem psicológica!

VOCÊ QUER MESMO EMAGRECER?

Muitas pessoas tem um “beneficio” mantendo-se gordas e, o que é pior, não tem consciência disso! Querem e não querem emagrecer ao mesmo tempo!
Alguns justificam outros problemas seus mantendo-se gordos. Pessoas tímidas, com dificuldade de relacionamento social, pessoal, pessoas que não se relacionam com o sexo oposto, que tem dificuldades sexuais podem “esconder-se” atrás da obesidade, erguendo uma autêntica barreira entre elas e o mundo. Se estes e outros fatores que mantém uma obesidade não forem tratados o candidato a emagrecimento mais cedo ou mais tarde inviabilizará seus mais sinceros propósitos!

O CÍRCULO VICIOSO

Engordando ou mantendo-se gorda a pessoa restringe outros prazeres. Evita reuniões sociais, contatos, situações de afeto, esportes, vida sexual etc.
Sabe o que acontece? A comida cresce como principal e talvez única fonte de gratificação. A pessoa engorda mais, fecha-se mais na comida e está formado o círculo vicioso.

FONTE: http://www.tommaso.psc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário