Reunião “Cirurgia e Obesidade”
8 de maio de 2012, às 20h Auditório Austregésilo de Athayde – Térreo – Parlamundi da LBV SGAS 915 Sul Info: Alessandra 7814 3170


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Excesso de peso pode causar fobia social

O transtorno ansioso social (TAS) – também conhecido como fobia social – é uma síndrome que causa sensações de medo e tensão em pessoas que não se sentem confortáveis em situações de interação e atividades sociais. Obesos muitas vezes sofrem desse transtorno, relacionando-o apenas ao seu peso. Um novo estudo mostra que nesses casos, a ansiedade do obeso pode ser tão severa quanto à de indivíduos que sofrem da fobia.

Pesquisadores avaliaram um grupo de pessoas que queriam fazer cirurgia de redução de estômago. Elas foram divididas em três grupos: as que foram diagnosticadas com TAS (135 pessoas), as que sofriam de TAS relacionado apenas ao peso (40 pessoas), e as que não apresentavam distúrbios psiquiátricos (616 pessoas).

Uma análise dos grupos mostrou que os participantes que sofriam de TAS não tinham um funcionamento social tão bom quando os que não sofriam da fobia. Os obesos que sofriam de TAS relacionado apenas ao peso tiveram a maior taxa de perturbação de vida social. Os pesquisadores perceberam também que as pessoas que sofriam do transtorno faltaram ao trabalho por motivos emocionais mais vezes do que os participantes sem problemas mentais.

Os resultados indicam que o transtorno ansioso social pode ter impactos muito negativos na vida do obeso. A manifestação dos sintomas deve ser observada e, caso seja necessário, ajuda profissional deve ser procurada.

A pesquisa foi publicada no periódico Depression and Anxiety.

Nenhum comentário:

Postar um comentário