Reunião “Cirurgia e Obesidade”
8 de maio de 2012, às 20h Auditório Austregésilo de Athayde – Térreo – Parlamundi da LBV SGAS 915 Sul Info: Alessandra 7814 3170


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tomar um café da manhã rico em proteína reduz a compulsão alimentar, impede overeating durante o dia, descoberta de pesquisa

(Gente, tradução livre e rápida de um artigo cujo original está em inglês, não reparem nos errinhos, porque o importante é a mensagem! Bjoks)

ScienceDaily (19 de maio de 2011) - Um pesquisador da Universidade de Missouri descobriu que comer um café da manhã saudável, especialmente um elevado teor em proteína, aumenta a saciedade e reduz a fome durante o dia. Além disso, utilizando imagens de ressonância magnética funcional (fMRI), os pesquisadores descobriram que comer um café da manhã rico em proteínas reduz os sinais do cérebro que controlam a motivação e o comportamento de recompensa alimentar.

"Todo mundo sabe que comer o café da manhã é importante, mas muitas pessoas ainda não fazem disso uma prioridade", disse Heather Leidy, professor adjunto no Departamento de MU de Nutrição e Fisiologia do Exercício. "Esta pesquisa fornece a evidência adicional que o café da manhã é uma valiosa estratégia para controlar o apetite e regulam a ingestão alimentar."

No estudo, Leidy avaliou fome fisiológica e saciedade do apetite, medindo sensações percebidas e marcadores hormonais em combinação com a motivação de recompensa psicológica orientado para comer, usando o fMRI para identificar a ativação do cérebro em regiões específicas relacionadas com a motivação dos alimentos e recompensa.

Os pesquisadores decidiram focar em adolescentes que "pulam" o café da manhã por duas razões, disse Leidiane. Primeiro, o "pulo" do café da manhã tem sido fortemente associado com lanches não saudáveis, comer demais (especialmente à noite), ganho de peso e obesidade. Em segundo lugar, cerca de 60 por cento dos adolescentes "pulam" o café da manhã em uma base diária.

Durante três semanas, os adolescentes continuaram a quer "pular" o café da manhã ou consumir cafés da manhã 500 calorias, contendo cereais e leite (que continham quantidades normais de proteína) ou refeições preparadas com teor elevado de proteína como waffles belgas, calda e iogurte. No final de cada semana, os voluntários preencheram questionários apetite e saciedade. Logo antes do almoço, os voluntários completaram um exame do cérebro, usando ressonância magnética, para identificar as respostas de ativação cerebral.

Comparado com o pulo do café da manhã , ambos cafés da manhã levaram ao aumento da saciedade e redução da fome em toda manhã. Resultados da ressonância magnética mostraram que a ativação do cérebro em regiões de controle alimentar motivação e recompensa foi reduzido antes da hora de almoço, quando café da manhã foi consumido pela manhã. Além disso, o café da manhã com mais proteína levou a mudanças ainda maiores na saciedade do apetite, e a recompensa baseada no comportamento alimentar, em comparação com o café da manhã com quantidade normal de proteína.

"Integrar um café da manhã saudável, contendo alimentos ricos em proteínas pode ser uma estratégia simples para as pessoas ficarem mais satisfeitas e, portanto, ser menos propensos a petiscar", disse Leidiane. "Pessoas optam por lanchinhos convenientes (fácil acesso) para satisfazer a fome entre as refeições, mas esses alimentos são quase sempre ricos em açúcar e gordura e adicionam uma quantidade substancial de calorias à dieta. Estes resultados sugerem que um café da manhã rico em proteínas pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o controle do apetite e evitar comer em excesso em pessoas jovens. "

O artigo foi recentemente publicado online na Obesidade. O financiamento para a pesquisa foi fornecido pelo National Institutes of Health.

Nenhum comentário:

Postar um comentário