Reunião “Cirurgia e Obesidade”
8 de maio de 2012, às 20h Auditório Austregésilo de Athayde – Térreo – Parlamundi da LBV SGAS 915 Sul Info: Alessandra 7814 3170


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Doze mitos e verdades sobre a cirurgia da obesidade

A cirurgia bariátrica e metabólica (popularmente chamada de redução de estômago) é reconhecida hoje como um método seguro e eficaz para auxiliar a perda de peso em obesos mórbidos. O aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas, a certificação de médicos especialistas e o credenciamento de hospitais como centros de excelência em cirurgia bariátrica e metabólica estão tornando a prática mais difundida no Brasil e no mundo.

Além disso, trata-se de um procedimento cada vez mais acessível para a população, principalmente a partir de 2012, quando o método menos invasivo, a videolaparoscopia passou a ser coberto integralmente pelos planos de saúde, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Contudo, muitas dúvidas pairam sobre a mente dos pacientes que têm indicação para o procedimento. Para esclarecê-las, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica elaborou uma lista com os mitos e verdades mais ouvidos nos consultórios.

1. "Quem faz a cirurgia bariátrica fica propenso a alcoolismo, uso de drogas ou comportamento compulsivo para compras."
Mito.
Não existe nenhuma evidência científica de que, no pós-operatório, o paciente tenda ao alcoolismo ou ao uso de drogas. Quanto à compulsão por compras, o histórico mostra que, ao perder peso, o paciente resgata a autoestima e passa a ter prazer em adquirir roupas e outros produtos de uso pessoal. Pode-se prevenir que esse comportamento se torne compulsivo por meio do acompanhamento psicológico.

2. "Perde-se a mais peso nos primeiros seis meses depois da cirurgia."
Verdade.
A perda mais significativa de peso ocorre nos primeiros seis meses. Daí a importância de o paciente ser disciplinado quanto às recomendações médicas nessa primeira etapa do pós-operatório.

3. "Depois de uns anos, o paciente volta a engordar."
Mito.
Na maioria dos casos, o ganho de peso ocorre quando o paciente não assume hábitos saudáveis. Adotando uma dieta menos calórica e mais nutritiva e praticando exercícios físicos com regularidade, o paciente consegue evitar o reganho de peso.

4. "Sempre é possível fazer a cirurgia por videolaparoscopia."
Verdade.
A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é mais rápida, mais segura e permite que o paciente tenha alta do hospital e retorne a suas atividades mais rapidamente. Somente em algumas situações especiais não é possível realizar a cirurgia pela via de acesso menos invasiva, como em pessoas que foram submetidas a cirurgias abdominais prévias.

5. "A mulher que fez cirurgia bariátrica não pode engravidar."
Mito.
Após 15 meses de resguardo pós-operatório, a paciente é liberada para engravidar sem riscos. Durante esse período, em que é proibido o uso de remédios anticoncepcionais, é prudente o uso de preservativos.

6. "A depressão é uma consequência comum para quem faz a cirurgia."
Mito.
Não existe uma tendência. Se o paciente ficar deprimido, isso pode se dever a outros fatores que precisam ser investigados por psicólogo ou psiquiatra.

*Para ler toda a reportagem, copie o link a seguir: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=23141

*Deixei o texto salvo nos "Textos para consulta" do Blog, ok? Bjoks

Nenhum comentário:

Postar um comentário